Série: Dicas de Futsal III - GOLEIRO

Independente de você está começando agora, ou já ser um goleiro experiente, sempre é bom aprender um pouco mais. Por isso, confira agora 10 DICAS DE COMO SER UM BOM GOLEIRO.

Todos nós estamos em constante aprendizado. Devemos buscar cada vez mais conhecimento e dar sempre o nosso melhor. A Goleiros de Futsal trás para você, leitor amigo, algumas dicas para melhorar seu desempenho nas quadras. Observe a baixo:

1- Fique sempre concentrado durante a partida, mesmo quando a bola estiver longe sempre acompanhe o seu movimento, muitos goleiros só prestam atenção na bola quando ela já esta perto de seu gol, isso não é uma boa mania.

 

2Não olhe somente para o seu oponente, se concentre bastante na bola.

 

3- É importante também analisar a linguagem corporal de seu adversário, você deve estar sempre um passo adiante do seu oponente para ter a chance de vencê-lo.

 

 

4Não fique na linha esperando o adversário, principalmente em situações 1×1, quando você toma a atitude antes do seu adversário, ele vai ter que tomar a decisão mais rápido, forçando ele ao erro e além disso você aumenta o seu ângulo de defesa

 

5- É difícil dizer quando o goleiro deve sair ou não do gol, isso cabe a ele decidir na hora, mas quando tomada essa decisão não se pode muda-la no meio do caminho, o goleiro tem que ter 100% de certeza sobre a decisão tomada.

 

6Tenha confiança em si mesmo, isto é uma das principais virtudes de um goleiro, nunca deixe que um erro lhe desanime, e se errar tente não repetir os seus erros. Tenha em mente que é impossível jogar futebol/futsal sem cometer erros, mas se errar treine para não cometer os mesmo erros.

 

7-  Em lances em que o adversário está com a bola dominada, espere ele dar o primeiro passo, isso facilitará que você consiga tomar a bola ou fazer a defesa.

 

8-Não fique muito longe da linha do gol, é importante que você tenha a noção de espaço perto do gol

 

9Você não pode ter medo de se machucar durante a partida, ser arrojado faz parte da rotina dos goleiros, que estão em constante exposição a bolas perigosas.

 

10Esteja em constante comunicação com seus defensores, você é o jogador que tem um dos melhores ângulos para orientar a sua equipe.

 

11- É importante para os goleiros atualmente saber jogar bem com os pés, pois o jogo está cada vez mais dinâmico e exigindo cada vez mais dos guarda-redes, o goleiro com mais recurso se destaca entre os demais

 

  Fonte: http://goleiros-de-futsal.blogspot.com.br

 

Você deve treinar até esgotar. Não treinar para ser bom, mas para ser o melhor de todos!